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A segurança é fundamental em um Condomínio!

A segurança é fundamental em um condomínio e todos nós sabemos! Mas não se engane: Nem mesmo o mais moderno sistema de segurança irá ter efeito se não houverem bons profissionais trabalhando em conjunto.

Investir em equipamentos de para condomínios como câmeras, alarmes, sensores, barreiras perimetrais é de extrema necessidade, mas não basta investir apena em engenharia. Sobretudo, os porteiros, vigilantes, zeladores, e síndicos devem ser treinados e qualificados para reconhecer um possível alerta de risco.

Algumas atitudes simples devem ser tomadas para auxiliar a garantir a segurança fundamental em um condomínio.  

CONDÔMINOS E MORADORES DEVEM:

– Não entregar as chaves do apartamento ou dos veículos para terceiros e até mesmo aos funcionários do prédio;
– Compreender e colaborar para a segurança fundamental do condomínio e por isto todas as ações individuais e coletivas são extremamente necessárias;
– Não permanecer primordialmente em horários impróprios do lado de fora da portaria;
– Participar de palestras e reuniões de segurança;
– Manter acima de tudo sempre a porta do apartamento fechada;
– Manter veículos fechados, com alarme acionado;
– Informar ao Síndico(a) sobre grandes períodos de afastamento;
– Elogiar o funcionário quando praticar uma atitude correta pois isto gera motivação;
– Conhecer rigorosamente todas as normas de segurança existentes.

PORTEIROS E VIGILANTES DEVEM:

– Conhecer todos os moradores;
– Evitar contato direto com desconhecidos e visitantes;
– Acima de tudo, não dormir ou distrair-se durante o expediente;
– Não transmitir informações sobre os moradores do condomínio;
– Utilizar corretamente os meios de segurança existentes e seguir rigorosamente os protocolos de segurança;
– Conhecer a localização do telefone público mais próximo para utilização do mesmo em casos de emergência;
– Só permitir o acesso de prestadores de serviço nas dependências do condomínio devidamente acompanhados e cadastrados;
– Ser treinados e qualificados pela empresa de segurança terceirizada;
– Ao atender estranhos manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora;
– Não ficar na calçada com as chaves da portaria no bolso;

ZELADORES E SÍNDICOS DEVEM:

– Manter atualizados os endereços de empregados;
– Manter em perfeitas condições os equipamentos de segurança;
– Estabelecer códigos com vizinhos para denunciar ação de marginais;
– Estabelecer assim, procedimentos de acesso para visitantes e representantes de empresas prestadoras de serviço;
– Orientar adequadamente porteiros bem como zelador e funcionários em geral sobre todas as regras e comportamentos esperados;
– Cadastrar todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos, funcionários e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência;
– Estabelecer o sistema de identificação com crachá;

– Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício;
– Realizar treinamento periódico de seus funcionários pois com foco na segurança fundamental em um condomínio;
– Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
– Treinar perfeitamente os funcionários para o uso dos equipamentos e sistemas de segurança;
– Deixar o aparelho de gravação do circuito fechado de televisão em uma sala trancada, da qual os funcionários não tenham a chave ou através de centrais externas;
– Sempre atualizar procedimentos de segurança, porque métodos criminosos mudam e se adequam às medidas de segurança implantados;
– Por fim, estudar com muita cautela e sempre de maneira assertiva todos os meios de se manter o local seguro;

ATENÇÃO!

As soluções não são aplicadas a todo tipo de condomínio, é necessário primordialmente avaliar as características e sistemas implantados de cada empreendimento. 
Com o respectivo diagnóstico em mãos e condição de segurança atual do condomínio, a empresa terceirizada contratada deverá através de especialista elaborar um relatório de Análise de Risco.
 
Com a elaboração da Análise de Risco as recomendações são mais coerentes. Outrossim, levar sempre em consideração a integração de Recursos Humanos e Gestão, Recursos Tecnológicos de detecção e reação, e Recursos Organizacionais. 

Grupo JPL conta com profissionais qualificados e com vasta experiência. Os profissionais são selecionados e amplamente avaliados para se adaptarem perfeitamente ao perfil do condomínio, garantindo assim satisfação total. 

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